Edições

v.1, n.1, jan.-abril 2010

img

Estado, Variedades de Capitalismo eDesenvolvimento em Países Emergentes

Eli Diniz

Resumo: O presente artigo tem como cerne o aprofundamento da reflexão sobre o referencialanalítico das variedades de capitalismo, tendo em vista as mudanças experimentadas pelo processo de globalização ao longo das duas últimas décadas eas pressões pela redefinição do conceito de desenvolvimento de forma a adequá-lo às injunções do atual momento histórico. Para tanto, parte-se de uma discussão sobre a temática da continuidade e mudança no contexto pós-neoliberal, para em seguida focalizar a inflexão no debate internaciona lcontemporâneo acerca do processo de globalização,o papel do Estado e os rumos do desenvolvimento,considerando as transformações recentes da ordem capitalista mundial.

Palavras-chave: Estado, variedades de capitalismo, desenvolvimento.

acesse o artigo na íntegra >

 

img

Variedades de Capitalismo e os caminhos da Política Industrial Brasileira – elementos para umaanálise comparativa

Ignacio José Godinho Delgado

Resumo: O artigo vale-se da noção de variedades decapitalismo como um recurso heurístico para identificação dos ambientes institucionais que circunscrevem as políticas industriais e ocomportamento das empresas em determinadoscasos nacionais: Brasil, EUA, Alemanha e Coréia do Sul. Ele procura identificar o que há de convergentee os aspectos singulares dos padrões de políticas industriais prevalecentes nestes países desde o finaldo século passado, apontando sugestões de caráter geral sobre as medidas mais adequadas aoambiente brasileiro.

Palavras chave: variedades de capitalismo, ambiente institucional, política industrial e de inovação.

acesse o artigo na íntegra >

 

img

Is brazilian capitalism at an institutionalequilibrium?: a varieties of capitalism approach

Mahrukh Doctor

Resumo: Dado que o capitalismo brasileiro não se enquadraem nenhum tipo ideal de variedade de capitalismo,este artigo discute se o capitalismo brasileiro aindaestá evoluindo para um tipo ideal, ou se já está emum equilíbrio híbrido institucional. A análise incide sobre o regime de produção, com especial referênciaàs relações capital-trabalho-estado e analisa as estratégias como estratégias empresariais e o políticas públicas impactam a natureza do capitalismo no Brasil. A análise mostra como as empresas podemrealmente estar puxando o capitalismo brasileiro emum sentido diferente do que o estado.

Palavras-chave: Brasil, variedades de capitalismo,interaçao estado-empresa.

acesse o artigo na íntegra >

 

img

Expansão e financiamento de unidadesde conservação na Amazonia brasileira a partir dopotencial de redução das emissões de carbono pordesmatamento

Julia Mello de Queiroz,Carlos Eduardo Frickmann Young e Rodrigo Medeiros

Resumo: A expansão das áreas protegidas em todos os biomas é um dos compromissos assumidos peloBrasil junto à Convenção sobre Diversidade Biológicae deveria ser atingido até 2010. Contudo, esta metafoi apenas parcialmente alcançada. Uma das razõesapontadas são os altos custos para consolidação emanutenção de novas áreas em contraposição aoorçamento público historicamente insuficiente. Estetrabalho busca identificar o potencial de redução deemissões de carbono por desmatamento associadoà implementação de Unidades de Conservação de Proteção Integral em áreas consideradas prioritárias na Amazônia Brasileira. Para tal, estimou-se o preço do carbono que seria suficiente para compensar ocusto de oportunidade da terra resultante da criaçãodas unidades. Os resultados obtidos evidenciam baixos custos de oportunidade da conservação,indicando que o preço a ser pago pela emissão evitada de carbono não precisa ser alto para queseja financeiramente viável conservar grande partedo território.

Palavras chave: Unidades de Conservação,Amazônia, Carbono, REDD.

acesse o artigo na íntegra >